terça-feira, 6 de novembro de 2007

Ponto de Cultura da UNE cria rede de cineclubes em todo o país

De 5 de novembro a 15 de dezembro o “Cine CUCA” percorrerá os 27 estados brasileiros com sessões gratuitas. Agentes culturais que coordenarão o projeto participam de seminário neste fim de semana, no Rio de Janeiro

O Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE, rede formada por 10 núcleos Pontos de Cultura espalhados pelo país, promoverá entre os dias 5 de novembro a 15 de dezembro cerca de 700 exibições gratuitas de oito filmes nacionais em mais de 60 universidades brasileiras, nos 27 estados brasileiros. Trata-se do projeto "Cine CUCA", série de sessões, seguidas por debates e palestras, que retratam a recente produção cinematográfica brasileira.

Em cada estado, duas instituições (uma federal e outra particular) serão selecionadas para participar. As exibições ocorrerão em diferentes pontos, ampliando a participação dos estudantes. O projeto tem caráter itinerante e visa implantar a idéia dos cineclubes juntos aos estudantes.

FILMES - Os longas-metragens selecionados propõem a reflexão de temas ligados à juventude, produção universitária, ditadura militar e movimento estudantil: "Batismo de Sangue", de Helvécio Ratton; "Cão Sem Dono", de Beto Brant; "Conceição, autor bom é autor morto", único longa dirigido somente por universitários (Daniel Caetano, Guilherme Sarmiento, André Sampaio, Cynthia Sims e Samantha Ribeiro, da Universidade Federal Fluminense); e os médias-metragens "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil", do diretor Sílvio Tendler, que documentam a história política e cultural da UNE.

Além dos longas, o projeto dará espaço aos 5 curtas-metragens universitários vencedores do Prêmio Curta CUCA, promovido de março a agosto deste ano: "Reforma Universitária", de Felipe Peres Calheiros (PE); "Manual Rádio Livre", de Tiago Machado Carneiro (DF); "Canil – Ocupação a Marretadas", de Paulo Gomes e Silva (SP); "Não é só uma Passagem", de Igor Pontini Mesquita (ES) e "Projeto Rondon", de Madson Darkis da Silva Oliveira (PR).

AGENTES CINECLUBISTAS – As cerca de 700 sessões, todas gratuitas, serão realizadas por uma rede de 27 “agentes cineclubistas”, um de cada estado, identificados nas universidades e capacitados pelo projeto.

Os “gestores de sessões” se encontraram nos primeiros dias de novembro em um seminário no Rio de Janeiro para afinar as idéias, tirar dúvidas e participar de um treinamento que abordou todas as etapas de uma exibição, como a montagem do equipamento e da sala, a aplicação da linguagem visual, a pré e pós-produção, os conceitos do projeto e a divulgação.

São eles que agendam, organizam e divulgam os filmes exibidos pelo “Cine CUCA”. O objetivo é manter essa rede de agentes interligada, mesmo após o projeto, para dar corpo a um circuito cineclubista universitário organizado e atuante.

CINECLUBES - "É uma ousada iniciativa de resgate da cultura dos cineclubes, projetos que deram muito certo nas décadas de 60 e 70 e que mantém ate hoje uma estrutura bacana formada em torno de entidades e associações", explica o Coordenador-geral do CUCA, Tiago Alves. "Cinema, debate e universidade são três eixos importantes para pensarmos hoje junto com a juventude os principais problemas hoje da nossa sociedade, como a violência, as drogas e até mesmo as nossas relações pessoais", define.

Para Tiago, a proposta do Cineclube CUCA é grandiosa. "São quatro exibições e debates em duas universidades. Serão 24 sessões por estado", dimensiona. Ele esclarece que o projeto tem o objetivo de fomentar a produção, discussão e formação de público: "Visando sempre o cinema nacional", faz questão de afirmar.

CUCA - O “Cine CUCA” faz parte do Programa do Audiovisual do CUCA, que engloba iniciativas voltadas para o cinema nas universidades, como a criação de cineclubes, produção em cinema e a aparelhagem de espaços ociosos. "A gente acredita que ambientes situados dentro das universidades, como teatros e auditórios mal utilizados, podem ser tornar espaços dedicados à sétima arte", comenta Tiago.

Outra frente de ação neste sentido está na produção dos Cine-jornais, que busca construir e discutir a imagem da juventude brasileira e a realidade na qual está inserida, alimentando o público de novos questionamentos, novas lutas e novas revoluções.

CONTATOS
Tiago Alves (Cordenador-geral. CUCA) - 21 8735.7143
Alessandra Stroop – (Audiovisual do CUCA) - 21 9878.1984
Rafael Minoro (Assessoria de Imprensa) – 11 8580.9179
Site: www.une.org.br
Email: redação@une.org.br

Nenhum comentário: