terça-feira, 6 de novembro de 2007

"Cine CUCA" realiza exibições e debates em todo país


27 de outubro de 2007

Ao todo, são mais de 600 exibições de curtas e longas-metragens nas universidades, com grandes nomes da cena audiovisual brasileira, como Helvécio Ratton e Beto Brant

O Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE promoverá entre os dias 5 de novembro a 15 de dezembro a exibição de quatro filmes nacionais em mais de 40 universidades brasileiras. Trata-se do projeto "Cine CUCA", uma série de sessões, seguidas por debates e palestras. Em cada estado, duas instituições (uma federal e outra particular) serão selecionadas para participar. As exibições serão feitas em diferentes pontos, em três horários diferentes (manhã, tarde e noite), ampliando a participação dos estudantes. O projeto tem caráter itinerante e visa implantar a idéia dos cineclubes em todas as regiões do Brasil.

Os longas selecionados propõem a reflexão de temas ligados à juventude, produção universitária, ditadura militar e movimento estudantil: "Batismo de Sangue", de Helvécio Ratton; "Cão Sem Dono", de Beto Brant; "Conceição, autor bom é autor morto", único longa dirigido somente por universitários (Daniel Caetano, Guilherme Sarmiento, André Sampaio, Cynthia Sims e Samantha Ribeiro); e os filmes "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil", do diretor Sílvio Tendler, que documentam a história política e cultural da UNE.


Já os cinco curtas-metragens dirigidos por estudantes que compõem a grade de exibições do "Cine CUCA" foram os vencedores do Prêmio Curta CUCA, realizado de março a agosto deste ano: "Reforma Universitária", de Felipe Peres Calheiros (PE); "Manual Rádio Livre", de Tiago Machado Carneiro (DF); "Canil", de Paulo Gomes e Silva; "Não é só Passagem", de Igor Pontini Mesquita e "Projeto Rondon", de Madson Darkis da Silva Oliveira.


A maior parte dos encontros vai contar com a presença dos diretores.

Cineclubes

"É uma ousada iniciativa de resgate da cultura dos cineclubes, projetos que deram muito certo nas décadas de 60 e 70 e que mantém ate hoje um estrutura bacana formada em torno de entidades e associações", explica o Coordenador-geral do CUCA, Tiago Alves. "Cinema, debate e universidade são três eixos importantes para pensarmos hoje junto com a juventude os principais problemas hoje da nossa sociedade, como a violência, as drogas e até mesmo as nossas relações pessoais", define.

Para Tiago, a proposta do Cineclube CUCA é grandiosa. "São quatro exibições e debates em duas universidades. Serão 24 sessões por estado", dimensiona. Ele esclarece que o projeto tem o objetivo de fomentar a produção, discussão e formação de público: "Visando sempre o cinema nacional", faz questão de afirmar.

O Cine CUCA faz parte do Programa do Audiovisual do CUCA, que engloba iniciativas voltadas para o cinema nas universidades, como a criação de cineclubes, produção em cinema e a aparelhagem de espaços ociosos. "A gente acredita que ambientes situados dentro das universidades, como teatros e auditórios mal utilizados, podem ser tornar espaços dedicados à sétima arte", comenta Tiago.

Outra frente de ação neste sentido está na produção dos Cine-jornais, que busca construir e discutir a imagem da juventude brasileira e a realidade na qual está inserida, alimentando o público de novos questionamentos, novas lutas e novas revoluções.

Agentes de Cinema

De 1º a 4 de novembro acontece no Rio de Janeiro o seminário onde serão apontados os 27 agentes responsáveis pela produção das exibições e pela coordenação dos debates do Cine CUCA. Cada agente é responsável por seu estado e receberá orientações e treinamento. "Com isso, nós criaremos uma rede de agentes em âmbito nacional que se perpetuará em outras ações do gênero", explica Tiago.

Fred Tonucci


Nenhum comentário: